Proposições para análise da diferenciação espacial nos estudos sobre rede urbana: as noções de convergência e divergência
Resumo
Os estudos urbanos vêm de longa data apontando para os processos de diferenciação entre os centros e entre suas respectivas redes urbanas, definidos pela complexidade genética e pela complexidade das estruturas dimensionais, funcionais e espaciais. Tais processos, contudo, apresentam especificidades, dentre as quais se destaca a re-diferenciação entre centros que estão no comando de dado segmento de rede. Na realidade, trata-se da ascensão de um novo centro, sob bases novas e mais amplas, em detrimento de um antigo, indicando mudanças com descontinuidade, caracterizadas, sobretudo, por processos de convergência e divergência, quer dizer, pela contradição entre ações igualizadoras e ações diferenciadoras, que resultam em reestruturação da rede urbana.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.