As dimensões autônoma e utilitária da obra arquitetônica de Vilanova Artigas

Marcos Faccioli Gabriel

Resumo


O partido de projeto constante por toda a obra da maturidade profissional de Vilanova Artigas,  singulariza essa obra como portadora de uma dimensão autônoma lado a lado com a utilitária. Esta dimensão autônoma e seu sentido nem mesmo podem ser representados nos limites do jargão profissional dos arquitetos e historiadores da arquitetura, sobre o qual pesa a interdição de uma suposta separação completa entre artes autônomas e artes úteis, uma interdição  que, como apontou Theodor Adorno, é constitutiva do funcionalismo. Retomando a crítica desse autor, torna-se possível, então, propor uma compreensão da obra do arquiteto paulista cuja sustentação historiográfica se dá pelo confronto com a profunda e persistente associação operada na arquitetura moderna brasileira entre funcionalismo e nacional-desenvolvimentismo sob o influxo doutrinário de Lúcio Costa, Mário de Andrade e da contribuição de Mário Pedrosa que identificou a arquitetura moderna brasileira à Antropofagia de Oswald de Andrade.

 

Palavras-chave: estética da arquitetura, arquitetura paulista, arquitetura brasileira, crítica de arte da arquitetura.

 

Abstract

The typical design solution that marks out all of  Vilanova Artigas' mature work singles it out as bearing an independent dimension side by side with its utilitarian one. As it turns this autonomous dimension can't even be conceived of within the bounds of the professional jargon underpinning the discourse of both architects and architectural historians, over which an interdiction holds which, as Theodor Adorno puts it, should be viewed as constitutive of functionalism. In view of this author's criticism of functionalism it becomes possible to at least sketch out a comprehension of Artigas' work that can be historically grounded on the foundational association between modern Brazilian architecture and the policy of national development whose doctrine was set forth by Lúcio Costa, Mário de Andrade and by the later contribution of Mário Pedrosa that finally bound it up to Oswald de Andrade's notorious discourse of Anthropofagy.

 

Keywords: architectural aesthetics, "arquitetura paulista", brazilian architecture,  architecture's art criticism.

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