Determinação de Morainas de Retração na Cordilheira Tres Cruces, Bolívia
Resumo
Os processos glaciais deixam importantes “registros” de sua atuação, tanto na modificação das formas do relevo previamente existentes como na deposição de material sedimentar. Muitas geleiras localizam-se em áreas remotas, o que torna as medidas no terreno muito caras e de grande dificuldade logística. Uma alternativa a esses métodos é a integração de dados obtidos em campo com dados de sensoriamento remoto. Nosso estudo propõe levantar por técnicas de sensoriamento remoto uma área piloto (cordilheira Tres Cruces) da cobertura de gelo boliviana (67º22’ - 67º32’W e 16º47’- 16º09’S). A presença de morainas de retração, em todas as bacias delimitadas deixa claro que durante o Holoceno as geleiras da cordilheira Tres Cruces ocuparam áreas mais amplas do que no presente. Os controles climáticos são também claramente identificados ao examinar-se a altitude da frente da geleira de orientação leste-norte (c5250), cerca de 100–270 m mais elevada do que as geleiras de orientação oeste-sul. Este padrão provavelmente está relacionado com a diferente exposição solar das vertentes. A ocorrência de morainas terminais, abaixo dos 4.500 m de altitude na Cordilheria Oriental, ou 3.500 m na Cordilheira Ocidental, indica a extensão de antigas geleiras durante a Pequena Idade do Gelo (1200 – 1800 A.C).
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.