Espaço, lugar e sentidos: homossexualidade, consumo e produção de subjetividades na cidade de São Paulo DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i2.148163
Resumo
Neste artigo, abordo as relações entre lugares, consumo e
produção de subjetividades, tomando como foco um contexto de segmentação
do mercado de lazer noturno frequentado por homens que se relacionam
afetivo-sexualmente com outros homens na cidade de São Paulo. A
pesquisa, de metodologia qualitativa, contou com observação etnográfica e
entrevistas e se desenrolou a partir de um recorte num conjunto mais
amplo de espaços de sociabilidade. Uma grande boate de música eletrônica, uma festa e um samba GLS
foram selecionados como lugares-chave e analisados comparativamente de
acordo com os sentidos que lhes conferem seus frequentadores. A
intersecção entre marcadores sociais da diferença, tais como gênero,
sexualidade, classe social, cor/raça e idade, e o modo como operam na
constituição dos lugares e de subjetividades relacionadas a esses
lugares também foram levados em conta na análise.
Palavras-chave
espaço; lugar; sexualidade; gênero; consumo
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Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - UEPG
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