MOBILIDADE, TRABALHO E UNIVERSIDADE: FEIÇÕES DA REALIDADE RECENTE DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DA UNESPAR, CAMPUS DE CAMPO MOURÃO, PR
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar a micromobilidade física
de trabalhadores-estudantes do curso de Geografia para a Unespar
(Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, PR). Partimos
das propostas conceituais e metodológicas expressas por Rocha (1998) e
com apoio cartográfico, buscamos respostas à seguinte questão: Como se
articulam as micromobilidades dos trabalhadores-estudantes do curso de
geografia gerados pela Unespar de Campo Mourão? Para tanto, utilizamos
os programas Sphink Plus Léxica e Philcarto. Os
resultados apresentados são referentes a pesquisa de TIDE (Tempo
Integral de Dedicação Exclusiva). São informações coletadas em pesquisa
exploratória por meio de entrevistas, a 57% dos acadêmicos que cursaram
Geografia na Instituição, em 2013. Tratam-se de deslocamentos para a
qualificação dos indivíduos, com o intuito de melhorar o seu status
profissional, ocasionalmente motivados pela busca de maiores e melhores
oportunidades de trabalho. Esta mobilidade é circunspeta por
deslocamentos regulares (cotidianos) dos estudantes, originados na
maioria das vezes de municípios da mesorregião Centro-Ocidental do
Estado do Paraná como consequência da necessidade no ingresso no Ensino
Superior. Assim, a busca pela formação de professores de Geografia em
suas cidades de origem, leva muitos estudantes dos municípios próximos a
Campo Mourão, a se deslocarem diariamente em busca de educação. Neste
sentido, este estudo apresenta reflexões e contribuições acerca de
aspectos importantes dentro dos estudos de desenvolvimento regional: as
mobilidades ao trabalho e ao estudo.
Palavras-chave
Micromobilidade física. Curso de Geografia. Trabalhadores-estudantes. Ensino Superior.
Texto completo:
PDF (baixadoDOI: http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v34i3.29142
ISSN 2176-4786 (on-line) e-mail: dge-boletim@uem.br