REFLEXÕES DIDÁTICAS SOBRE O CONCEITO DE REGIÃO NA GEOGRAFIA
Resumo
A Geografia e os geógrafos são constantemente acionados para
“prestar”esclarecimentos sobre abordagens e definições conceituais da
região e a suaaplicabilidade, a regionalização. Sempre que acionados, há
uma necessidadede revisão das diversas transformações teóricas e
metodológicas que oconceito de região sofreu ao largo das escolas do
pensamento geográfico.Posicionando-nos com base em uma perspectiva
materialista, histórica edialética, apresentamos as sutilezas e as
principais encruzilhadas que oconceito de região participou ao longo da
história do pensamento geográficoe consolidamos a perspectiva de que a
região e os processos de regionalizaçãoapresentam elementos referenciais
que comprovam a centralidade do modode produção na construção de
lógicas regionais capazes de revelar assemelhanças e diferenças que
particularizam o espaço geográfico, sem comisso revalidar as
perspectivas clássicas da Geografia, ou regredirmos parauma definição de
uma superestrutura econômica; é preciso perceber asdivergências e
simultaneidades que compõe o processo histórico queiluminam os processos
regionais do presente.
Texto completo:
107-130DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2015.18137
ISSN: 1980-4490