Hacia una enseñanza comprometida y social de la Geografía en la universidad

José Antonio Segrelles

Resumo


O ensino da Geografia na Universidade não só deve basear-se no domínio das técnicas pedagógicas, na elaboração precisa dos programas ou no emprego eficaz dos diferentes  recursos instrumentais por parte dos professores, ao contrario, eles também deveriam  modificar toda uma serie de hábitos ancestrais, extrapoláveis ao terreno da investigação,  que tem levado tradicionalmente a transmitir muitos conhecimentos e poucas idéias e inclusive uma visão falsa e distorcida da realidade. Mais que informação, o aluno necessita uma formação integral e um estímulo suficiente para a reflexão, as atitudes críticas, o auto-aprendizagem, a curiosidade científica, a solidariedade e o compromisso frente a realidade socioeconômica, política, ambiental e cultural do seu entorno próximo e do mundo, assim como a preparação necessária para esclarecer para que serve a Geografia e ao serviço de quem deveria estar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta é uma publicação licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.


Indexações e bases bibliográficas