Programa de Aquisição de Alimentos como Estratégia para a SegurançaAlimentar e Nutricional

Maria Leticia Barbosa Xavier

Resumo


O presente artigo tem por objeto o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma política pública em execução desde o ano de 2003, do qual se faz uma análise bibliográfica. Pretende-se analisar o direito à alimentação e o dever do Estado de implementar políticas públicas para garantir o acesso à alimentação com qualidade, quantidade e regularidade suficientes para a população. Para tratar desse tema estratégico, são apresentados resultados alcançados pelo PAA nas cooperativas de agricultores familiares produtores de alimentos e as conquistas do programa na promoção da segurança alimentar e nutricional em equipamentos públicos socioassistenciais no País. Conclui-se, a partir do estudo, que o PAA tem atingido os seus objetivos tanto em relação à produção como ao consumo de alimentos, sendo um dos responsáveis pela saída do Brasil do mapa da fome da FAO.


Palavras-chave


Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Políticas públicas. Segurança Alimentar e Nutricional. Direito Humano à Alimentação Adequada.

Texto completo: PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br

Indexada em:

Dialnet