O COMPLEXO VIÁRIO ULISSES DE GÓIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESPAÇO URBANO DA ZONA NORTE DE NATAL/RN
Resumo
THE ULISSES DE GÓIS VIALE COMPLEX AND ITS IMPLICATIONS IN THE URBAN AREA OF THE NORTH OF NATAL ZONE/ RN
EL COMPLEJO VIARIO ULISSES DE GÓIS Y SUS IMPLICACIONES EN EL ESPACIO URBANO DE LA ZONA NORTE DE NATAL/RN
O complexo viário Ulisses de Góis localizado na porção Norte da capital potiguar é composto pela Ponte Ulisses de Góis, mais conhecida como Ponte de Igapó, a qual foi, durante mais de três décadas, a única ligação entre a porção Norte com o restante da cidade e pelo Viaduto Ulisses de Góis, concluído em 2002, o qual interliga a Ponte de Igapó com outras relevantes artérias desta Zona administrativa natalense. Com a construção deste último componente viário, ocorreram profundas dinâmicas no sistema de trânsito não somente da Zona Norte como o da capital potiguar. Desta forma, a presente pesquisa visou compreender a influência do complexo viário nas dinâmicas impostas no sistema de trânsito e nas próprias configurações urbanas da capital potiguar e as possíveis melhorias (ou não) trazidas por esta obra viária para a fluência dos veículos automotores. Assim, através de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo realizada com a aplicação de questionários estruturados a usuários e moradores da área em questão, observou-se que, apesar de considerável parcela dos usuários (48%) afirmarem que ocorreu significativa melhoria no trânsito da zona Norte com a construção do Viaduto Ulisses de Góis, uma parcela não menos importante (37%) considera que o impacto da construção do viaduto para a fluidez do trânsito fora insignificante, pois a construção do viaduto não contribuiu para a resolução dos problemas de circulação de veículos. Percebeu-se, assim, que se torna necessário dotar a cidade de um planejamento voltado para a sua realidade, objetivando aumentar ainda mais a fluidez do trânsito na capital potiguar, através de medidas como o incremento do transporte de massa, possibilitando ainda mais a mobilidade urbana e, assim, constituindo uma cidade mais justa e igualitária para todos os natalenses.
Palavras-chave: Espaço Urbano; Complexo Viário; Trânsito.
ABSTRACT
The
Ulisses de Góis road complex located in the northern part of the
capital of potiguar is made up of the Ulisses de Góis Bridge, better
known as the Igapó Bridge, which for more than three decades was the
only link between the North and the rest of the city and by the Ulisses
de Góis Viaduct, completed in 2002, which connects the Igapó Bridge with
other relevant arteries of this natal Administrative Zone. With the
construction of this last road component, there were profound dynamics
in the transit system, not only in the Northern Zone, but also in the
capital city. In this way, the present research aimed to understand the
influence of the road complex on the dynamics imposed on the transit
system and on the urban configurations of the capital of potiguar and
the possible improvements (or not) brought by this highway work for the
fluency of motor vehicles. Thus, through bibliographic research and
field research carried out with the application of structured
questionnaires to users and residents of the area in question, it was
observed that, despite a considerable portion of users (48%), they
affirmed that there was a significant improvement in the area's traffic
(37%) considered that the impact of the construction of the viaduct to
traffic flow was insignificant, since the construction of the viaduct
did not contribute to the vehicles. It was realized, therefore, that it
is necessary to endow the city with a planning focused on its reality,
aiming to increase even more the flow of traffic in the capital of
potiguar, through measures such as the increase of mass transport,
making possible even more mobility urban and, thus, being a fairer and
egalitarian city for all natalians.
Keywords: Urban Space; Road Complex; Traffic.
RESUMEN
El
complejo vial Ulisses de Góis ubicado en la porción Norte de la capital
potiguar está compuesto por el Puente Ulisses de Góis, más conocido
como Puente de Igapó, el cual fue durante más de tres décadas la única
conexión entre la porción Norte con el resto de la ciudad y por el
Viaducto Ulisses de Góis, concluido en 2002, el que interconecta el
Puente de Igapó con otras relevantes arterias de esta Zona
administrativa natalense. Con la construcción de este último componente
viario, ocurrieron profundas dinámicas en el sistema de tránsito, no
solamente en la Zona Norte como el de la capital potiguar. De esta
forma, la presente investigación pretendió comprender la influencia del
complejo vial en las dinámicas impuestas en el sistema de tránsito y en
las propias configuraciones urbanas de la capital potiguar, y las
posibles mejoras (o no) traídas por esta obra vial para la fluencia de
los vehículos automotores. Por lo tanto, a través de investigaciones
bibliográficas e investigaciones de campo, realizada con la aplicación
de cuestionarios estructurados a usuarios y residentes del área en
cuestión, se observó que: a pesar de la considerable proporción de los
usuarios (48%) que afirman que ocurrió una significativa mejora en el
tránsito de la zona, en el norte con la construcción del Viaducto
Ulisses de Góis, una parte no menos importante (37%), considera que el
impacto de la construcción del viaducto para la fluidez del tránsito fue
insignificante, pues no contribuyó a la resolución de los problemas de
circulación de los vehículos. Se percibió, que se hace necesario dotar a
la ciudad de una planificación volcada hacia su realidad, con el
objetivo de aumentar aún más la fluidez del tránsito en la capital
potiguar, a través de medidas como el incremento del transporte de masa,
posibilitando aún más la movilidad urbana y, así, constituyendo una
ciudad más justa e igualitaria para todos los natalenses.
Palabras clave: Espacio Urbano; Complejo Vial; Tráfico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n9p238-248
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |