Centros históricos- Mercantilização e territorialidades do patrimônio cultural urbano

Maria Tereza D. Paes-luchiari

Resumo


Este artigo trás à reflexão os processos sócio-espaciais envolvidos nos atuais projetos de  refuncionalização urbana, destacando as estratégias de preservação do patrimônio histórico edificado e de reintegração de áreas urbanas abandonadas, sobretudo  nos Centros  Históricos consolidados pela industrialização. O gerenciamento político e empresarial dessas áreas tem subvertido o caráter público desses bens e fortalecido a imagem das cidades como mercadorias vendáveis no mercado global.
AbstractThis  paper  aims  to  contribute  to  the  reflection  of  the socio-spatial processes  involved in the current projects of urban refuntionalization, enhancing  the strategies for preservation of  the built historical patrimony and the reintegration of  the abandoned urban areas, mainly  in the histoncal centers consolidated by  industries. The political and business management  have subverted  the public character of these goods, and strength the image of cities as goods to be sold in the global market.

Palavras-chave


Refuncionalização urbana; Centros Históricos; Patrimônio Cultural;

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DOI: https://doi.org/10.22409/geographia.v7i14.165

Niterói: UFF, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia,1999 – Quadrimestral - ISSN 15177793 (eletrônico). Os conteúdos da Revista GEOgraphia estão licenciados em CC BY.
 
 

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