Centros históricos- Mercantilização e territorialidades do patrimônio cultural urbano
Resumo
Este artigo trás à reflexão os processos sócio-espaciais
envolvidos nos atuais projetos de refuncionalização urbana,
destacando as estratégias de preservação do patrimônio histórico
edificado e de reintegração de áreas urbanas abandonadas, sobretudo
nos Centros Históricos consolidados pela industrialização. O
gerenciamento político e empresarial dessas áreas tem subvertido o
caráter público desses bens e fortalecido a imagem das cidades
como mercadorias vendáveis no mercado global.
AbstractThis paper aims to contribute to the reflection of the socio-spatial processes involved in the current projects of urban refuntionalization, enhancing the strategies for preservation of the built historical patrimony and the reintegration of the abandoned urban areas, mainly in the histoncal centers consolidated by industries. The political and business management have subverted the public character of these goods, and strength the image of cities as goods to be sold in the global market.
AbstractThis paper aims to contribute to the reflection of the socio-spatial processes involved in the current projects of urban refuntionalization, enhancing the strategies for preservation of the built historical patrimony and the reintegration of the abandoned urban areas, mainly in the histoncal centers consolidated by industries. The political and business management have subverted the public character of these goods, and strength the image of cities as goods to be sold in the global market.
Palavras-chave
Refuncionalização urbana; Centros Históricos; Patrimônio Cultural;
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22409/geographia.v7i14.165
Niterói:
UFF, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em
Geografia,1999 – Quadrimestral - ISSN 15177793 (eletrônico). Os
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GEOgraphia - Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense