Avaliação do potencial pedagógico de paisagens para educação patrimonial no ensino de Geografia
Resumo
O conceito de patrimônio é um tema fundamental para o
fortalecimento da identidade e empoderamento comunitário. Neste sentido,
o presente trabalho apresenta uma proposta de avaliação das paisagens
para educação patrimonial, visando sobretudo a contribuição da
Geografia, no reconhecimento do patrimônio local. A pesquisa foi
desenvolvida no povoado do Flamengo, localizado no município de
Jaguarari-BA. A avaliação do potencial pedagógico das paisagens foi
conduzida por meio de levantamento bibliográfico da área de estudo e
trabalhos de campo visando identificar elementos relevantes do
patrimônio natural e cultural, que permitissem seu aproveitamento
pedagógico. Assim, considerando a história de formação da comunidade,
suas crenças, valores e relação com a terra, foram escolhidos os
seguintes elementos relevantes: a Serra do Flamengo, o Cruzeiro, a Linha
Férrea e a antiga Estação.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Educação patrimonial; Práticas de campo
Texto completo:
PDF/ADOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n69p27
Geosul, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. eISSN 2177-5230
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