SENSORIAMENTO REMOTO PARA DETECÇÃO DE QUEIMADAS NO CERRADO MARANHENSE: UMA APLICAÇÃO NO PARQUE ESTADUAL DO MIRADOR

Fabrício Sousa da Silva

Resumo


Este trabalho objetivou o mapeamento de queimadas no Parque Estadual do Mirador. Foram adquiridas 38 cenas do sensor OLI (Operational Land Imager) do Landsat-8 (compreendendo os meses de maio à setembro de 2018). Para a extração das manchas de queimadas utilizou-se a matemática de bandas com Índice de Queimada por Diferença Normalizada (NBR) seguido de uma limiarização (queimada/não-queimada), baseada em fotointerpretação da composição R6G5B4 e dados de campo. Realizou-se uma validação estatística com os totais mensais das cicatrizes com os totais de focos obtidos no Banco de Queimadas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Os procedimentos metodológicos utilizados foram semiautomatizados através da programação em python para um formato de ferramenta. Através de análise dos índices de coberturas vegetais pós-queima, optou-se pela escolha do limiar de separabilidade como sendo >-0.100. Os meses de maior e menor quantitativo de queima foram, respectivamente, setembro (com 656 polígonos e uma área de 14.952,83 ha) e junho (com 42 polígonos e uma área de 176.75 há). A área queimada abrangeu 26.687 ha e apresentou uma correlação de 0,76 entre focos e cicatrizes, demonstrando a razoabilidade do limiar proposto para utilização no monitoramento das cicatrizes de queimada semestralmente para o Parque.


Palavras-chave


Sensoriamento remoto; Landsat OLI-8; NBR; cicatriz de queimada

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114