UM MODELO PARA FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS GEOESPACIAIS EM SIG, BASEADO NA MATRIZ GEOGRÁFICA DE BERRY (1964)

  • Marcos César Ferreira
Palavras-chave: SIG, análise espacial, geografia, matriz geográfica, perguntas geoespaciais, geoprocessamento, Berry

Resumo

Tem-se notado desde o início deste século, significativo aumento no número de geógrafos a utilizar ferramentas de geoprocessamento em suas pesquisas. Este fenômeno tem sido influenciado também pela recente simplificação e difusão das formas de interação com computadores, baseadas, principalmente, na sofisticação visual dos aplicativos de uso pessoal. Este contexto tem motivado novos geógrafos a utilizar o SIG como ferramenta técnica instantânea de manipulação de mapas e dados espaciais, e não como uma fase intermediária de procedimento metodológico de análise do espaço geográfico. Neste sentido, a proposta deste artigo é apresentar um modelo teórico-metodológico para uso dos SIG, baseado em uma tipologia de perguntas geoespaciais construídas segundo os paradigmas de sítio e situação, e estruturadas visualmente segundo a clássica matriz geográfica de Berry (1964). A cada pergunta apresentamos um procedimento para sua solução baseado nos módulos de análise espacial do sistema de informação geográfica Idrisi Andes.

Downloads

Biografia do Autor

Marcos César Ferreira
É Bacharel em Geografia pela UNESP (1987), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE (1991), Doutor em Geografia Física pela USP (1995) e Livre-Docente pela UNICAMP (2004). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Geociências da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Geoprocessamento, Análise Espacial, Sistemas de Informação Geográfica e Processamento Digital de Imagens de Satélite.
Publicado
2013-12-17
Como Citar
Ferreira, M. (2013). UM MODELO PARA FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS GEOESPACIAIS EM SIG, BASEADO NA MATRIZ GEOGRÁFICA DE BERRY (1964). Revista Do Departamento De Geografia, 26, 252-269. https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0026.0013
Seção
Artigos