OS JOGOS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE CLIMA

Layanne Almeida de Souza, Juliana Ramalho Barros

Resumo


O presente trabalho busca apresentar reflexões sobre as potencialidades dos jogos para o ensino dos conteúdos de clima, na Geografia. Dentre os diversos tipos de jogos elaborados para trabalhar conteúdos da Geografia na sala de aula, o roleplaying game (RPG) apresenta características que possibilitam uma abordagem interdisciplinar e com grande potencial criativo para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo é parte do trabalho de conclusão de curso que teve por finalidade refletir sobre os jogos no ensino de Geografia, apresentando uma proposta de RPG para os conteúdos de clima. Com o intuito de discutir e propor o uso de jogos no ensino de Geografia, com destaque para o RPG, inicialmente, foi planeada uma discussão a partir dos pressupostos teóricos sobre os jogos no ensino de Geografia e, posteriormente, o desenvolvimento e a elaboração de um livro-jogo de RPG.


Palavras-chave


Ensino de Geografia. Clima. Jogos. Role Playing Game.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97604

Indexadores

 

Apoio