As exportações e a competitividade da carne bovina brasileira e paranaense no período 1990-2005

Luiz Gustavo Antonio de Souza, Marcia Regina Gabardo da Camara, Vanderlei José Sereia

Resumo


O complexo da carne bovina tem grande participação nas exportações brasileiras, e o Estado do Paraná se destaca como um dos grandes produtores/exportadores do Brasil.
O objetivo do trabalho é analisar o comportamento e a competitividade das exportações do complexo agroindustrial de carnes de bovinos brasileiro e paranaense no cenário internacional entre 1990 e 2005. Foram utilizados dois modelos de análise, um que analisa a evolução do complexo através da taxa geométrica de crescimento pelo método dos mínimos quadrados ordinários, e outro, o Constant-Market-Share, que realiza a decomposição das fontes de crescimento das exportações dos complexos agroindustriais nos componentes denominados “crescimento do mercado mundial”, “composição da pauta de exportação”, “destino das exportações” e “competitividade”. Os dados secundários sobre exportações brasileiras e paranaenses foram coletados na ALICEWEB do MDIC/SECEX, e os de importações mundiais de carnes, na FAO, no período 1990-2005. A análise dos resultados do modelo CMS indica que o Brasil e o Paraná possuem alta competitividade no complexo de carnes de bovinos e alto market-share.

Palavras-chave


Competitividade; Bovinos; Carne; Comércio internacional

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br

Indexada em:

Dialnet