O POVOAMENTO E A CIRCULAÇÃO NO VALE DO ARICANDUVA, DA COLONIZAÇÃO AO INÍCIO DA URBANIZAÇÃO: MOMENTOS DA FRAGMENTAÇÃO DO ESPAÇO NUMA PORÇÃO DA ZONA LESTE PAULISTANA
Resumo
A complexa estrutura fundiária e a orientação da circulação no planalto paulistano, estabelecidas a partir do período colonial, deixaram marcas significativas na configuração espacial do Vale do Aricanduva, na Zona Leste paulistana. Este estudo procura mostrar a complexidade da produção do espaço considerando-se a gênese dos processos envolvidos. Embora sem nenhuma pretensão de examinar o conjunto dos elementos envolvidos na produção do espaço no vale do Aricanduva, este artigo discute alguns aspectos relevantes da configuração do espaço local. Partindo da consideração do espaço herdado da economia colonial, compreende-se a existência, em diferentes períodos, de uma fragmentação da ocupação do espaço no vale do Aricanduva. Reflexos desta situação são evidenciados,por exemplo, até mesmo com a chegada da urbanização, a partir da superposição das estruturas urbanas da cidade de São Paulo à antiga organização do espaço local, reafirmando uma fragmentação, também, no processo de ocupação urbana do vale. Um aspecto que também pode ser depreendido da leitura deste artigo é que, para uma melhor compreensão de certos conflitos existentes hoje, ligados à posse e à propriedade do solo urbano, muitas vezes é necessário que se recorra à história pregressa da ocupação deste espaço.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.