CONGLOMERADOS FINANCEIROS E OS NOVOS USOS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Uso do Território, Financeirização das
classes sociais de baixa renda, uso do espaço urbano,
densidades financeiras, consumo
Resumo
Resultado de nossa dissertação de mestrado “Sistema Financeiro Mundial: seu assombro em território brasileiro e a fantasmática liberdade de consumo” apresentamos as lógicas corporativas que presidem o uso do território brasileiro pelo sistema financeiro, analisando indissociavelmente a expansão dos sistemas de objetos técnicos e os sistemas de ações, como recursos e estratégias dos bancos e financeiras para finaceirizar, capilarizar o crédito e incorporar as classes sociais pobres ao mercado capitalista por meio do consumo, processo esse que termina por aprofundar as históricas desigualdades sociais e territoriais no país.Downloads
Publicado
2013-08-30
Como Citar
Scherma, R. (2013). CONGLOMERADOS FINANCEIROS E OS NOVOS USOS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (34), 134-145. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74940
Seção
PARTE III - Divisão territorial do trabalho e dinâmica das empresas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.