ECONOMIA POLÍTICA DO TERRITÓRIO E ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS – A GEOGRAFIA DA SUBVENÇÃO INDUSTRIAL NO CEARÁ COMO EXEMPLO
Palavras-chave:
Ceará, Industrialização, Economia política do território.
Resumo
A tentativa de afirmar um projeto de industrialização pautado numa proposta política de integração irrestrita ao mercado foi um dos fatos mais marcantes a atingir o Ceará nas duas últimas décadas. O componente central que deve ser destacado na leitura dos acontecimentos é o papel decisivo das forças públicas na consolidação do processo. A participação dos governos estaduais não só se apresentou necessária como determinou os rumos da mudança, sobretudo ao proporcionar densidade técnica ao território e incentivar a mobilidade dos capitais através de programas políticos. Este artigo procura apresentar algumas reflexões acerca do tema, seguindo os caminhos da reestruturação espacial como instrumento da acumulação capitalista pela via da indústria. O conjunto articulado das ações e dos objetos formou a síntese estrutural de uma industrialização que logrou sucesso por combinar manifestações particulares e universais unificadas num plano concreto, o próprio território, que desde então não pode mais ser entendido sem que se considere a sinergia interescalar que o caracteriza.Downloads
Publicado
2013-12-30
Como Citar
Pereira Júnior, E., & Sposito, E. (2013).
ECONOMIA POLÍTICA DO TERRITÓRIO E ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO DE
INVESTIMENTOS – A GEOGRAFIA DA SUBVENÇÃO INDUSTRIAL NO CEARÁ COMO
EXEMPLO. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (35), 03-18. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.75434
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.