Transvendo o mundo por meio da Escala Geográfica: apontamentos para o ensino de geografia
Resumo
A presente pesquisa está direcionada para o ensino de geografia, e
tem como objetivo compreender o conceito de escala geográfica como uma
ferramenta conceitual capaz de auxiliar na formação do raciocínio
espacial dos alunos que cursam as séries do ensino médio. Para tanto nos
apropriamos das concepções de ciência, escala e geografia ao longo do
tempo, isto é, as bases filosóficas que engendravam o pensamento
científico e geográfico em seus respectivos contextos, dentre as quais a
fenomenológica que considera a escala geográfica como um fenômeno para o
qual à consciência se dirige. Através de leituras em pesquisa
bibliográfica alguns apontamentos podem ser efetuados, como: a
dificuldade em se trabalhar os conteúdos de geografia correlacionando as
diferentes escalas e a concepção de um mundo dividido em grandes
regiões independentes que possuem relações externas com as demais
regiões e não como um conjunto interdependente que coexiste sobre
diversas esferas objetivas e subjetivas. Isso se deve, em certa medida,
aos métodos tradicionais e à cultura conteudista presente na prática
docente do ensino médio. Neste trabalho, a escala geográfica deixa de
ser somente a relação fracionária entre a medida real e a medida
representativa e passa a configurar um importante instrumento
cognoscitivo para apreensão dos elementos que formam as diversas formas
espaciais.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Escala Geográfica; Raciocínio Espacial.
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