Multifuncionalidade e consumismo na paisagem do centro de São Paulo / Multifunctionality and consumerism in downton São Paulo Landscape

Ivan Fortunato, Jairo Bastidas, José Eduardo Barbosa, Solange Lima-Guimarães

Resumo


Este trabalho aborda as nuances do conceito de paisagem e as práticas de turismo de consumo no centro da Cidade de São Paulo. Para este estudo, estabeleceu-se um recorte espacial, condizente com a seleção de algumas das áreas centrais mais freqüentadas pelos turistas de compras: o Bairro do Brás e a Rua Vinte e Cinco de Março e setores adjacentes. A metodologia envolveu: revisão da literatura, estudo de reconhecimento, coleta de informações diretas e registros fotográficos, buscando perceber o ambiente. Apesar das múltiplas potencialidades desta paisagem, há um ponto de vista que tende a ignorar seus aspectos simbólicos, históricos: trata-se do olhar turístico para o consumo. Acredita-se na importância de trabalhos como este, que procuram a decodificação da paisagem central da capital paulista, em busca de elementos perceptivos que possam corroborar com sua almejada valoração, tanto em seus aspectos subjetivos quanto objetivos. Apenas a partir de uma leitura complexa do espaço urbano, a multifuncionalidade da paisagem não se perpetuará de modo restrito e excludente, mas propenderá, também pelos turistas, a salvaguarda do vasto patrimônio histórico e cultural da paisagem do centro de São Paulo.


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