PROPOSTA DE PARCELAMENTO E INFRAESTRUTURA EM BACIAS URBANAS: ESTUDO DE CASO - CÓRREGO DO MOINHO, CUIABÁ, MT
Palavras-chave:
Geografia Urbana, Planejamento urbano,
Microbacias, Mato Grosso, Cuiabá
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar alternativas de ocupação urbana que possam reverter o processo de crescente degradação da rede hidrográfica e suas áreas marginais, expostas no caso do Córrego do Moinho, Cuiabá, Mato Grosso. Através da avaliação da magnitude e da distribuição espacial dos impactos socioambientais, foram formuladas propostas de ocupação do solo e gestão dos sistemas de infraestrutura. Essas alternativas partiram da premissa de parcelamento do solo que se articula com o meio físico das microbacias hidrográficas locais. As unidades de bairros passam a ser configuradas como unidades de microbacias, que passam a estar vinculados à comunidades específicas e não a um universo disperso e heterogêneo de comunidades poluidoras. Nesse contexto procurou-se o resgate da paisagem hidrográfica da região através da orientação das atividades de lazer e dos equipamentos comunitários para os corredores verdes adjacentes às áreas de preservação permanente dos córregos.Downloads
Publicado
2012-08-30
Como Citar
Zeilhofer, P., & Miranda, C. (2012).
PROPOSTA DE PARCELAMENTO E INFRAESTRUTURA EM BACIAS URBANAS: ESTUDO DE
CASO - CÓRREGO DO MOINHO, CUIABÁ, MT. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (31), 37-53. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74251
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.