MOBILIDADE DO TRANSPORTE URBANO NA CIDADE DE CUIABÁ: DIFICULDADES DO AUMENTO DAS FROTAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES

Adriana Maria Rodrigues, Juliana Rosa Campos de Souza, Francisca Kaline Bezerra de Souza, Cornélio Silvano Vilarinho Neto

Resumo


Nos últimos anos tem havido um aumento considerável de transportes no perímetro urbano e consequentemente a desordem no deslocamento desses veículos que dificultam o fluxo do trânsito nas cidades. O incentivo governamental à aquisição de automóveis e o déficit dos transportes públicos têm levado as pessoas a optarem pelo transporte motorizado individual, gerando problemas como congestionamentos, acidentes e outros conflitos de trânsito. Entretanto, a racionalização de viagens tem sido uma forma de redução da velocidade, de tempo, assim promovendo a acessibilidade a todos. O objetivo deste artigo foi em verificar como a política de incentivo da produção industrial de veículos e a grande liberação de crédito na última década influenciou o “inchaço” nas cidades, acarretando um impacto da mobilidade urbana na Cidade de Cuiabá-MT. Palavras-chave: Mobilidade Urbana. Cuiabá. Racionalização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJLATINDEX
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.