A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO E O ESPAÇO DA PERCEPÇÃO: O RITMO, O HABITUAL, A INCERTEZA E O EXTREMO NO ENTENDIMENTO DAS SITUAÇÕES ATMOSFÉRICAS DO COTIDIANO E DO NÃO COTIDIANO
Palavras-chave:
Monteiro, Ritmo, Regional,
Habitual, Extremo.
Resumo
Procurei aqui discorrer teoricamente, mas com exemplos, a respeito de alguns componentes muito presentes na produção acadêmica de Monteiro voltada para a climatologia, e como elas influenciam o entendimento geográfico do clima no Brasil. Entre esses elementos estão as noções de habitual (em contraponto com “normal”), extremo, incerteza, dinâmica, articulação de escalas e degradação ambiental, mostrando que essas questões e a discussão desse autor, continuam sendo contemporâneas. Ênfase foi dada para a noção de ritmo e para a importância do nível regional nos estudos do clima em particular, e da geografia em geral.
Downloads
Publicado
2016-10-24
Como Citar
Nunes, L. (2016). A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO E O
ESPAÇO DA PERCEPÇÃO: O RITMO, O HABITUAL, A INCERTEZA E O EXTREMO NO
ENTENDIMENTO DAS SITUAÇÕES ATMOSFÉRICAS DO COTIDIANO E DO NÃO COTIDIANO.
Revista Do Departamento De Geografia, (spe), 1-8. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.118146
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Lucí Hidalgo Nunes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).