Uma análise ambiental da Hidrovia Paraná-Paraguai e do Eixo Rodoviário da Integração
Resumo
Dois pŕojetos de infra-estrutura viária encontram-se hoje na
agenda do Mercosul, criados para permitir o transporte mais rápido e
eficiente de pessoas e mercadorias entre os quatro países: a Rodovia da
Integração Sul-americana, ,que ligará São Paulo a Buenos Aires; e a
Hidrovia Paraná-Paraguai, que vai de Cáceres (Brasil) até o porto de
Nova Palmira (Uruguai). Esse artigo descreve as várias implicações
ambientais que poderão ocorrer com a construção desses obras, analisa
como a questão ambiental vem sendo abordada nos Subgrupos Técnicos de
Transporte instruídos pelo Tratado de Assunção e sugere ao Grupo Mercado
Comum (GMC) uma política que integre o setor dos transportes no
contexto geral do desenvolvimento sustentado.
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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