O desafio do etanol brasileiro no cenário do comércio mundial
Resumo
A experiência brasileira na produção de etanol é reconhecida no
mundo como um caso de sucesso. O Proálcool, criado em 1975, pode ser
visto como o grande marco dessa trajetória Um novo impulso em 2003, com a
implantação da tecnologia flex-fuel, parece consolidar o
mercado de etanol no Brasil. No cenário mundial, o ritmo crescente dos
preços do petróleo, o recrudescimento dos conflitos nas grandes áreas
produtoras e a mobilização com vista a reduzir as emissões de gases
responsáveis pelo efeito estufa enaltecem o uso dos biocombustíveis como
uma alternativa viável para compor a matriz energética mundial e
contribuir para um melhor ajuste dessa equação. O propósito deste
trabalho é analisar esses aspectos e o consequente desafio brasileiro de
inserir-se no mercado mundial de etanol.
Palavras-chave
Etanol; biocombustíveis; protecionismo e vantagem comparativa
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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