Educação no campo: gestão democrática presente na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) / Education in the field: democratic management present in the pedagogy of the Movement of Rural Workers without Earth (MST)

Main Article Content

Alba Regina Azevedo Arana
Fernanda Serrano Fernandes

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar o sentido da gestão democrática presente na Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a educação infantil. A problemática recai em discutir: Em que medida a proposta pedagógica do MST para a educação infantil avança na concretização do princípio constitucional da gestão democrática? Para responder a problemática foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em autores que discutem a temática e documentos coletados no sítio do MST. Os resultados obtidos indicam que embora ainda existam muitos desafios em relação a implementação da proposta de Educação para as Escolas do Campo, bem como para a efetivação da Pedagogia do Movimento nas Escolas do MST, a proposta é coerente com os princípios defendidos e com o discurso político e social materializado na luta do Movimento. No que diz respeito ao princípio da gestão democrática presente na proposta pedagógica do MST para a educação infantil.

Downloads

Article Details

Como Citar
Arana, A. R. A., & Fernandes, F. S. (2019). Educação no campo: gestão democrática presente na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) / Education in the field: democratic management present in the pedagogy of the Movement of Rural Workers without Earth (MST). CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 13(30 Ago.). https://doi.org/10.14393/RCT133009
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alba Regina Azevedo Arana, UNOESTE

Geografa pela UNESP/FCT

Mestre e Doutora em Geografia pela USP de São Paulo

Coordenadora do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional -UNOESTE

 

Fernanda Serrano Fernandes, Unoeste

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista(2017)