Educação feita com paixão: experiência para prática docente no projeto de educação comunitária integrar
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas na prática de docência realizada através da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III no primeiro semestre do ano de 2017, disciplina esta do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O texto contém levantamentos bibliográficos para fomentar a discussão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), primeiramente de cunho histórico e documental e, posteriormente, sobre a formação de professores para essa área. Além da descrição do Projeto de Educação Comunitária Integrar (campo do estágio) e da prática de docência. Ao concluir o estágio, constatou-se não só a importância da atuação de futuros professores no campo da EJA, mas uma atuação que integre e compreenda as particularidades dessa modalidade de ensino.
Referências
________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n° 1, de 5 de julho de 2000b. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em:
_______. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em:
_______. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
_______. BRASIL. Ministério da Educação. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5° a 8° série: Geografia. 2002. Disponível em:
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 6 ed. Campinas: Papirus, 2006. 192 p.
CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, Série Princípios, 1989.
DARSKI, R. A alfabetização geografia como um compromisso do pré-vestibular popular.
In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Movimentos para ensinar geografia. Porto Alegre: Letra 1, 2016. p. 133-142.
D’AVILA, G. T. O ensino superior como projeto profissional para “ser alguém”: repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes. 2006. 102 f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
INTEGRAR. Projeto de Educação Comunitária. Histórico de aprovações: Educação feita com paixão. 2015. Disponível em
MACHADO, M. M. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Retratos da Escola, Brasília, v. 2, p.161-173, jan/dez 2008.
MAURÍCIO, S. S. Geografias constituídas com o projeto de educação comunitária integrar. 2015. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Centro de ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
BORGES NETO, F. A Geografia escolar do aluno EJA: Caminhos para uma prática de ensino. 2008. 180 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
RIBAS, M. S., SOARES, S. T. Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. In: Seminário de Pesquisas em Educação da Região Sul (ANPED), 9, 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012.
ROCHA, K. C. Perspectiva formativa dos trabalhadores estudantes no projeto de educação comunitária integrar no contexto do ensino de geografia. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
ROCHA, K. C., MARTINS, R. E. M. W.; Experiências da prática docente do professor de geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do Projeto de Educação Comunitária Integrar. In: Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul, 2., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em:
SANTOS, E. S. dos. Educação Geográfica de Jovens e Adultos Trabalhadores: concepções, políticas e propostas curriculares. 2008. 353 f. Tese (Doutorado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2008.
VARGAS, S. M., FANTINATO, M. C. C. B. Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo e autonomia. Diálogo Educacional, v. 11, n. 34, p. 915-931, set/dez 2011.
Palavras-chave
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).