QUATRO OLHARES ENTRE-CIDADES: instabilidade e habitar na pendularidade universitária para o Campus X – UEPA/Igarapé-Açu (PA)
Resumo
FOUR LOOKS BETWEEN-CITIES: instability and dwelling in university commuting to the Campus X – UEPA/Igarapé-Açu PA)
CUATRO MIRADAS ENTRE-CIUDADES: inestabilidad y habitar en la migración pendular académica para el Campus X – UEPA/Igarapé-Açu (PA)
No município de Igarapé-Açu, estado do Pará, está localizado o Campus X, da Universidade do Estado do Pará, para o qual vários estudantes universitários empreendem diversos tipos de migração, entre as quais, a migração pendular. O objetivo central deste estudo é compreender as percepções espaciais, em relação à dinâmica pendular, que envolvem estudantes-migrantes universitários que se deslocam diariamente do seu município de residência para Igarapé-Açu a fim de buscar formação acadêmica no Campus da UEPA. Utilizamos uma atmosfera de pensamento fenomenológica para entrevistarmos quatro estudantes-migrantes, enfocando apenas estes relatos porque pretendemos antes de qualquer generalização sobre o supracitado contexto, compreender mais densamente rotinas pendulares e experiências de um cotidiano de ir-e-vir entre cidades vividas em meio ao trânsito constante. A migração diária de pessoas para estudar em outras cidades representa toda uma nova espacialidade vivida como um entre-cidades, preenchendo novas práticas e significações espaço-existenciais sobre as relações entre indivíduos/grupos e o seu habitar nas cidades. Como possíveis conclusões, percebemos um contexto pendular que fomenta percepções de passagem/trânsito enquanto instabilidades nas relações com/nas cidades por conta das constantes relações presença-ausência, abandono-retorno cotidiano.
Palavras-chave: Pendularidade; Estudante-Migrante; Trânsito Constante; Igarapé-Açu.
ABSTRACT
In
the municipality of Igarapé-Açu, Pará State, is located the Campus X,
the Pará State University, for which several college students undertake
various types of migration, including the commuting. The main objective
of this study is to understand the spatial perceptions in relation to
the commuting dynamics involving university students-migrants moving
daily from their municipality of residence for Igarapé-Açu, in order to
seek academic training on the Campus of UEPA. We use an atmosphere of
phenomenological thought for interviewing four students-migrants,
focusing only on these reports because we want before any generalization
about the above context, to understand more densely commuting routines
and experiences in an intense go-and-come daily between experienced
cities amid the constant traffic. The daily migration of people to study
in other cities, is a whole new spatiality lived as a between-cities,
filling new practices and space-existential meanings about the
relationships between individuals/groups and their dwell in the cities.
As possible conclusions, we noticed a commuting context that fosters
perceptions crossing/traffic as instabilities in with/in cities
relations because of the constant presence-absence relationships,
everyday abandonment-return.
Keywords: Commuting; Student-migrant; Constant Traffic; Igarapé-Açu.
RESUMEN
En
el municipio de Igarapé-Açu, Estado de Pará, se encuentra el Campus X,
Universidad del Estado de Pará, por el que varios estudiantes
universitarios realizan diversos tipos de migración, incluyendo la
migración pendular. El objetivo principal de este estudio es comprender
las percepciones espaciales en relación con la dinámica pendular que
involucren a estudiantes-migrantes universitarios que se desplazan todos
los días de su municipio de residencia para Igarapé-Açu, con el fin de
buscar la formación académica en el campus de UEPA. Se utilizó una
atmósfera de pensamineto fenomenológica para entrevistar a cuatro
estudiantes migrantes, centrándose sólo en estos informes porque
queremos antes de que cualquier generalización sobre el contexto
anterior, comprender con mayor densidad rutinas y experiencias de un
intenso ir-y-venir pendular entre las ciudades vivían a través del
tráfico constante. La migración diaria de las personas a estudiar en
otras ciudades, es toda una nueva espacialidad vivió como un
entre-ciudades, llenando las nuevas prácticas y significados
espacio-existencias sobre las relaciones entre los individuos/grupos y
su habitar en las ciudades. Como posibles conclusiones, nos dimos cuenta
de un contexto pendular que fomenta la percepción de cruzar/tráfico
como inestabilidades en relaciones con/en las ciudades debido a las
relaciones de presencia-ausencia constantes, diario abandono-retorno.
Palabras-clave: Migración Pendular; Estudiantes-Migrantes; Tráfico Constante; Igarapé-Açu.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n10p137-159
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |