TENSÃO ENTRE JUSTIÇA SOCIAL E JUSTIÇA AMBIENTAL NA GESTÃO DA ÁGUA: O CASO DA BACIA DO RIO PALO
Resumo
A coordenação de ações ambientais em torno da conservação da água na bacia do rio Palo del Cauca - Colombia, envolve três autoridades ambientais: o Parque Nacional Natural Nevado del Huila, as Corporações Autônomas Regionais e a comunidade indígena Nasa. Este processo de coordenação gera tensões e oportunidades para as três autoridades, cujos objetivos de conservação ambiental e cultural parecem ser similares em torno do "recurso natural", mas com profundas diferenças culturais, legais e políticas em volta de três perguntas: O que é a água? Quem é o dono da água? Como se distribuem os benefícios econômicos associados à água? Mediante a aplicação do método etnográfico e o de investigação e ação participativa, este artigo apresenta conclusões sobre as diferenças jurídicas e políticas existentes ao redor do tema água para o caso da bacia do rio Palo.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.