A PERCEPÇÃO ESPACIAL PRESENTE NOS MAPAS MENTAIS DE ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA – UFSM, 2015
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a percepção
espacial de alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), do ano de 2015, por meio da análise de
mapas mentais embasada na “Metodologia Kozel”. Os sujeitos da pesquisa
são 21 alunos matriculados na disciplina GCC 182 - Geografia e Ensino I,
no ano de 2015, na UFSM. Com base nos resultados apresentados,
verificou-se que os alunos ingressantes do curso de Geografia
Licenciatura da UFSM possuem diferentes entendimentos espaciais, porém
predomina uma percepção em construção e fragmentária, evidenciando uma
alfabetização cartográfica incompleta durante o Ensino Básico que
reflete na compreensão espacial dos mesmos no Ensino Superior.
Palavras-chave
Cartografia Escolar; Ensino de Geografia; Percepção Espacial.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2017v11n1.31017
ISSN: 1982-3878




