A PERCEPÇÃO ESPACIAL PRESENTE NOS MAPAS MENTAIS DE ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA – UFSM, 2015

Natália Lampert Batista, Maurício Rizzatti, Roberto Cassol, Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender a percepção espacial de alunos ingressantes no curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do ano de 2015, por meio da análise de mapas mentais embasada na “Metodologia Kozel”. Os sujeitos da pesquisa são 21 alunos matriculados na disciplina GCC 182 - Geografia e Ensino I, no ano de 2015, na UFSM. Com base nos resultados apresentados, verificou-se que os alunos ingressantes do curso de Geografia Licenciatura da UFSM possuem diferentes entendimentos espaciais, porém predomina uma percepção em construção e fragmentária, evidenciando uma alfabetização cartográfica incompleta durante o Ensino Básico que reflete na compreensão espacial dos mesmos no Ensino Superior.

Palavras-chave


Cartografia Escolar; Ensino de Geografia; Percepção Espacial.

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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2017v11n1.31017

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ISSN: 1982-3878




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