O Desenvolvimento Urbano em Cuba: Reflexões a partir das Fotografias do Livro Si Por Cuba / Urban Development in Cuba: Reflections on the Photographs in the Book Si Por Cuba
Resumo
As cidades materializam, por meio de seus objetos construídos, as relações sociais que foram incorporadas em seu espaço em diferentes momentos históricos. O espaço urbano é, então, compreendido como fragmentado e articulado; reflexo e condição social; campo simbólico e de lutas. O artigo tem como objetivo interpretar as fotografias presentes no livro Si Por Cuba, de Tatiana Altberg, utilizando-se de modalidades de compreensão de imagem, com o intuito de refletir sobre o desenvolvimento urbano em Cuba e as transformações advindas nos períodos históricos denominados de colonial, neocolonial e revolucionário. Caracterizados, respectivamente, pela influência da Espanha, dos Estados Unidos e da Revolução Cubana de 1959. A metodologia se embasou na seleção e análise de cinco fotografias do livro de Altberg, por entender que as imagens contribuem no processo de significação da realidade, gerando estímulos para investigações sobre novos estudos voltados para a análise do espaço urbano.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.26304
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Felipe Comitre, Amanda Montenegro Murakami, Melissa Latczuk de Santana
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-3071