Avaliando as Condições de Oportunidade a partir do Índice de Oportunidade Humana ao longo da Década de 2000: evidências para o Ceará
Resumo
O desenvolvimento das mais diversas habilidades de um indivíduo pode muitas vezes estarassociado à desigualdade de acesso a um conjunto de oportunidades durante a infânciatanto em razão das escolhas das políticas sociais por parte da comunidade à qual ele pertence como também das circunstâncias que estejam fora de seu controle ao nascer.Nesses termos, e visando à projeção de políticas públicas de longo prazo, é mensurado neste trabalho o Índice de Oportunidade Humana (IOH), indicador síntese da cobertura de bens e serviços básicos para o bem-estar das crianças a partir de parâmetros predeterminados. Usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE ao longoda década de 2000 para o estado do Ceará, cinco indicadores foram elencados, sendo dois de dimensão habitacional e três de dimensão educacional a partir de sete variáveis de circunstâncias. Os resultados mostram avanços nas oportunidades em análise ao longo do período, principalmente naquelas de frequência escolar, mas apontam deficiências emtermos de alfabetização na idade certa e da rede de saneamento.
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