A ESPACIALIZAÇÃO E A TERRITORIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA: CONSTRUÇÃO COLETIVA E EM MOVIMENTO NO CEARÁ
Resumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado e tem
como objetivo central analisar a educação do campo no estado do Ceará,
tendo como objeto a escola de ensino médio do campo dos assentamentos de
reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Procuramos contribuir para o debate do tema a partir da luta dos
movimentos sociais na construção da educação do campo, um novo conceito e
uma nova proposta que se contrapõem ao modelo hegemônico de educação
vigente. Portanto, um fenômeno recente, em construção coletiva e em
movimento no País e no Ceará.
Palavras-chave
Educação do Campo. Escola do Campo. Territorialização.
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br