A AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Resumo
O presente artigo discute as contribuições das aulas de campo
como metodologia de ensino no que se refere às possibilidades da mesma
para a educação geográfica na escola. A aula de campo constitui um
importante elemento para o desenvolvimento do processo de
ensino-aprendizagem, permitindo ir além da simples exposição mecânica
dos conteúdos em sala de aula ao possibilitar a compreensão de uma
realidade complexa a partir de um dado palpável, além de contribuir para
enriquecer a disciplina de Geografia e dinamizar o trabalho do
professor. Experiências pessoais obtidas durante práticas de aulas de
campo justificam a elaboração deste trabalho, em que pretende-se
desenvolver uma discussão sobre os aspectos favorecedores ao ensino da
Geografia proporcionados a partir da utilização destas atividades. Por
meio dos resultados de pesquisa desenvolvida com alunos do 6º ano do
ensino fundamental da escola municipal “Ulisses Maurício de Pontes” em
Sertãozinho, no estado da Paraíba e do posicionamento de diferentes
autores, procurou-se distinguir os pontos básicos necessários ao
reconhecimento da aula de campo como um elemento importante para
valorizar o ensino da Geografia, sobretudo por meio do conhecimento do
meio onde o aluno está inserido.
Palavras-chave
Ensino da Geografia; Metodologias de ensino; Aula de campo.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p99
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Geografia (Londrina)
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