TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA APLICADA AO CONCEITO DE ESCALA CARTOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

  • Leonardo Antonio de Carvalho Hauser
  • Fernando Luiz de Paula Santil
  • Alexandra Abdala Cousin de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Escala cartográfica, Raymond Duval,

Resumo

Há nos livros escolares o uso recorrente do conceito da escala matemática como similar à escala cartográfica. Esta se refere ao projeto cartográfico do mapa enquanto que a primeira recorre aos fundamentos da matemática, por exemplo, para o seu uso. Além disso, acrescenta-se ainda o conceito da escala geográfica que trata da informação e do recorte espacial para as suas análises. Neste trabalho, o objetivo foi observar como essas escalas se relacionam e estão indicadas nos livros didáticos. Para isso, foram analisados livros adotados pelas escolas públicas da cidade de Maringá (PR) e aprovados pelo Plano Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) nos últimos dez anos. Usou-se também a análise de conteúdo como componente desse processo na avaliação desses conceitos e se observou que a escala matemática se apresenta como escala cartográfica no material avaliado, bem como há descompasso entre os fundamentos da matemática e os solicitados pela geografia em suas práticas. Isto é, há pré-conhecimentos advindos da matemática e exigidos para se trabalhar com a escala que o aluno do sexto ano somente os estudará no sétimo ano. Por outro lado, as atividades cognitivas que o raciocínio matemático exige quando observadas nos livros analisados se mostraram incipientes por não permitir que o aluno compreenda a diferença entre a representação e seu objeto.

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Biografia do Autor

Leonardo Antonio de Carvalho Hauser
Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Fernando Luiz de Paula Santil
Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Engenheiro Cartógrafo e Professor do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Alexandra Abdala Cousin de Oliveira
Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2019-05-31
Seção
Artigos