Território de Rastros: um caminho pelas transformações urbanas de Araçatuba-SP

Evandro Fiorin

Resumo


Este trabalho trata da formação do centro urbano e da cidade de Araçatuba, levando em conta suas transformações ao longo dos anos. A cidade surge a partir de um vagão da estrada de ferro, se desenvolve pela agricultura e, com a substituição das lavouras por pastagens, na década de 1960, passa a ostentar o título: “Terra do Boi Gordo”. Sua pujança econômica fará com que se construa uma nova estação ferroviária modernista. Com os incentivos do Pró-álcool opta-se por cultivar a cana-de-açúcar em larga escala e a região passa a ter sua economia baseada na produção de etanol. Com a sucessiva proeminência do transporte rodoviário, na década de 90, a cidade de Araçatuba terá os trilhos do trem retirados do centro urbano para a construção da Avenida dos Araçás. Essa via passa a interligar a cidade, enquanto possibilita seu “espraiamento” e o surgimento de empreendimentos coligados às novas dinâmicas contemporâneas. Nesse limiar, a posição estratégica de Araçatuba junto à Hidrovia Tietê-Paraná trará novos investimentos para a cidade e uma aposta massiva em sua pós-modernização. Assim, através do caminho da ferrovia, da avenida e da hidrovia, esboçaremos, por aproximação, uma memória do centro urbano, na procura dos que habitam o lugar, pelos rastros das mudanças ocorridas em Araçatuba. 


Palavras-chave


Araçatuba; Centro Urbano; Memória;

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Caderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774

 

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente