AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE SUSTENTABILIDADE EM AGROECOSSISTEMAS NO MUNICÍPIO DE MASSARANDUBA, AGRESTE DA PARAÍBA

Jean Oliveira Campos, Jardênio de Oliveira Marinho, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo

Resumo


A agricultura familiar fornece a maior parte dos alimentos consumidos no Brasil, as unidades de produção encontram-se diversificadas em relação ao nível de tecnologia empregado, aos gêneros agrícolas cultivados, extensão das propriedades e perfil da mão de obra empregada na manutenção das atividades de manejo dos agroecossistemas. A região Nordeste do Brasil destaca-se por deter o maior número de estabelecimentos de produção de base familiar, dentre seus noves estados, destaca-se o estado da Paraíba, como um dos mais representativos na produção. Diante dessa realidade, surge a necessidade de estudos que evidenciem as características sociais, econômicas e ambientais desses agroecossistemas, dando ênfase no manejo e manutenção dos recursos naturais disponíveis nestes ambientes, apresentando assim, aspectos da sustentabilidade. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os parâmetros de sustentabilidade de dois agroecossistemas de base familiar situados no município de Massaranduba, Agreste da Paraíba, visando estabelecer um comparativo entre seus sistemas de manejo. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método MESMIS, que tem como característica o uso de uma série de indicadores de sustentabilidade, distribuídos nos aspectos sociais, econômicos e ambientais para avaliar a sustentabilidade em ambientes agrícolas. Os resultados mostram que o agroecossistema 1, onde se desenvolvem cultivos diversificados e em sistema consorciado sob condição de sequeiro, apresenta o maior número de pontos críticos no sistema de manejo. O agroecossistema 2 é especializado em olericultura orgânica em condição irrigada e apresentou o menor número de pontos críticos em seu manejo, evidenciando assim maior nível de sustentabilidade.


Palavras-chave


Agricultura Familiar; Paraíba; MESMIS

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114