Gestão de risco de desastres e análise de bacias hidrográficas: a carta geotécnica de aptidão à urbanização de Itapevi – SP, Brasil

Vitor Vieira Vasconcelos, Sandra Momm, Kátia Canil, Fernando Rocha Nogueira

Resumo


As cartas geotécnicas de aptidão à urbanização fornecem diretrizes para ocupação do solo frente à susceptibilidade a desastres. Apresentam-se inovações metodológicas para elaboração dessas cartas incorporando a análise de bacias hidrográficas em um estudo de caso do município de Itapevi. Empregou-se o modelo Shalstab (Shallow Slope Stability) para avaliar a susceptibilidade a deslizamentos e eventos correlatos. As zonas úmidas foram mapeadas conjugando o modelo Hand (Height to the nearest drainage), mapeamento de planícies fluviais e a proximidade a encostas côncavas. Um mapeamento participativo identificou áreas críticas de inundação e possíveis impactos ocupação de suas sub-bacias. As tendências de urbanização foram modeladas por kernel multivariado. São discutidas perspectivas de gestão de risco de desastres junto à gestão de bacias hidrográficas.

Palavras-chave


desastres; bacia hidrográfica; geotecnia; Itapevi; cartografia

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Apoio: