CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS LINGUAGENS AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA BÁSICA
Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão acerca da Geografia
escolar, na perspectiva de fomentar algumas possibilidades de
dinamização do seu ensino, a partir da utilização das diferentes
linguagens geográficas. Para alcançar tais objetivos, além de uma breve
discussão acerca da importância do acervo de linguagens disponíveis para
tal ensino, relatam-se algumas experiências desenvolvidas a partir do
Subprojeto de Geografia/PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba,
desenvolvidas com base na Pedagogia de Projetos, buscando oportunizar a
aprendizagem geográfica e minimizar os problemas de deficit de atenção
detectados nas turmas participantes, algumas delas caracterizadas por
grande dispersão e hiperatividade de parte significativa dos alunos. De
forma geral, pode-se afirmar que os resultados da utilização das
linguagens no ensino de Geografia vêm sendo satisfatórios, dependendo
das características de cada turma e associadas ao domínio do conteúdo e
criatividade dos alunos bolsistas do PIBID. Deve-se ressaltar,
entretanto, que a intenção neste espaço não é de propor a reprodução de
receitas no ensino a partir das linguagens utilizadas, mas fomentar
possibilidades na busca por melhorias no processo de ensino e
aprendizagem em Geografia.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38214
ISSN: 1982-3878