AS NOTÍCIAS DE JORNAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: OS DESASTRES DE NATUREZA HIDROLÓGICA DO PONTO DE VISTA DA GEOGRAFIA E DA MÍDIA
Alexandre Antonio Abate, Ritielle Cristina Aparecido, Gabriel Vitor Nascimento Ferreira
Resumo
Neste artigo, apresentamos as principais
análises e resultados obtidos através do desenvolvimento do projeto
intitulado "Os desastres naturais do ponto de vista da Geografia e da
mídia", o qual foi realizado com os alunos da Escola Estadual "Maria
Luiza Formozinho Ribeiro", de Presidente Prudente - SP. Buscamos
auxiliar os estudantes no entendimento de que, muitas vezes, a mídia,
quando divulga casos de desastres de natureza hidrológica, ampara-se em
intenções e ideologias específicas. Analisamos e desconstruímos notícias
de jornais com o intuito de identificar como a mídia noticia tais
desastres. Geralmente, os textos jornalísticos "naturalizam", através do
sensacionalismo, os elementos causadores das inundações, das enchentes e
dos alagamentos nos espaços urbanos, culpando o clima e/ou o tempo como
os responsáveis pelos desastres naturais.
Direitos autorais 2018 Geografia em Atos (Online)
ISSN: 1984-1647
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INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS
