O PIBID COMO APORTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Nathalia Rocha Morais, Lenilton Francisco de Assis

Resumo


Esta proposta busca discutir a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação continuada dos professores em exercício nas escolas onde as práticas do Programa se efetivam. Nesse sentido, analisamos as práticas dos supervisores do PIBID de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que atuam em escolas da cidade de Campina Grande- PB. O estudo segue as orientações da pesquisa qualitativa em educação, buscando aporte teórico em autores que tratam dos processos formativos para a docência, em especial na Geografia. Verifica-se, por meio de entrevistas, que o programa tem agregado maior significado ao processo de formação continuada já que representa um caminho para a reflexão sobre a prática. Ademais, os supervisores têm (re) valorizados seus saberes constituídos ao longo do magistério e que são produto de sua vivência no espaço escolar.

Palavras-chave


Ensino de Geografia; PIBID; Formação Continuada de Professores.

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