O PIBID COMO APORTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Resumo
Esta proposta busca discutir a importância do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação
continuada dos professores em exercício nas escolas onde as práticas do
Programa se efetivam. Nesse sentido, analisamos as práticas dos
supervisores do PIBID de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB) que atuam em escolas da cidade de Campina Grande- PB. O estudo
segue as orientações da pesquisa qualitativa em educação, buscando
aporte teórico em autores que tratam dos processos formativos para a
docência, em especial na Geografia. Verifica-se, por meio de
entrevistas, que o programa tem agregado maior significado ao processo
de formação continuada já que representa um caminho para a reflexão
sobre a prática. Ademais, os supervisores têm (re) valorizados seus
saberes constituídos ao longo do magistério e que são produto de sua
vivência no espaço escolar.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; PIBID; Formação Continuada de Professores.
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br