A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira
Resumo
O estudo realizado apresenta como objetivo analisar perspectivas e reflexos da atividade docente no cenário educacional do território brasileiro. Para a construção deste trabalho foi realizado estudo bibliográfico das principais obras relacionadas ao trabalho docente no ensino de geografia. Teve como método de investigação a pesquisa teórica com abordagem reflexiva sobre os fatos e fenômenos ocorridos no contexto da atividade do professor no ensino de geografia, efetuando uma análise sobre os teóricos do ensino de geografia e da educação. Sendo uma abordagem predominante qualitativa, preocupou-se com a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos ocorridos através da atividade profissional no ensino de geografia. Apresentando um raciocínio de forma assim que contribua para o conhecimento geográfico e uma contribuição teórica para pesquisas e investigações sobre o trabalho docente. Em se tratando de cenário educacional é preciso repensar o processo de formação de professores que envolvem além da academia até as políticas do Estado para com a Educação. Porém, identificamos, também, tratar-se de um campo que necessita de mais estudos, interpretações do que realmente significa o trabalho do professor de geografia nas escolas, o que consequentemente, faz com que este estudo se configure um olhar sobre a realidade vivenciada nas instituições de ensino.
Palavras-chave: Ensino, Geografia, prática docente.
ABSTRACT
The
study has to analyze perspectives and reflections of teaching activity
in the educational scenario of Brazil. For the construction of this work
was conducted bibliographic study of the major works related to
teaching in geography teaching. Had as a research method theoretical
research with reflective approach to the facts and phenomena occurring
in the context of the teacher's activity in geography teaching,
performing an analysis of the theoreticians of geography teaching and
education. Being a predominantly qualitative approach, concerned with
understanding and meaningful interpretation of the phenomena occurring
through professional activity in teaching geography. Featuring a form of
reasoning thus contributing to the geographical knowledge and a
theoretical contribution to research and investigation about the
teaching profession. When it comes to educational setting is necessary
to rethink the process of teacher training involving beyond the academy
to State policies to Education. However, we identified, also, that this
is a field that needs further study, interpretations of what it means
geography teacher working in schools, which in turn, makes this study
configure a look at the reality experienced in educational institutions.
Keywords: Education, Geography, teaching practice.
RESUMEN
El
estudio tiene que analizar las perspectivas y reflexiones de la
actividad docente en el escenario educativo de Brasil. Para la
construcción de esta obra se llevó a cabo el estudio bibliográfico de
las obras más importantes relacionados con la docencia en la enseñanza
de la geografía. Tenía como una investigación teórica método de
investigación con enfoque reflexivo a los hechos y fenómenos que ocurren
en el contexto de la actividad del profesor en enseñanza de la
geografía, la realización de un análisis de los teóricos de la enseñanza
de la geografía y la educación. Al ser un enfoque predominantemente
cualitativa, preocupado por la comprensión y la interpretación
significativa de los fenómenos que ocurren a través de la actividad
profesional en la enseñanza de la geografía. Con una forma de razonar de
este modo contribuir al conocimiento geográfico y una contribución
teórica a la investigación y la investigación sobre la profesión
docente. Cuando se trata de entorno educativo es necesario repensar el
proceso de formación del profesorado que implica más allá de la academia
de las políticas del Estado a la educación. Sin embargo, hemos
identificado, también, que este es un campo que necesita más estudio,
las interpretaciones de lo que significa profesor de geografía de
trabajo en las escuelas, que a su vez, hace que este estudio configure
un vistazo a la realidad que viven en instituciones educativas.
Palabras clave: Educación, Geografía, la práctica de la enseñanza.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).