Geografias de a hard day’s night: espacializando os Beatles
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, J, L. Geografia e Cinema: Em busca de aproximações e do esperado. In: CARLOS, A, F, A. A Geografia na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
BELLEZA, E. O. Manoel de Barros: Poesia intercessora de Geografias-Menores em vídeo. Revista Geografares, Edição Especial, pp.118-132, Janeiro-Agosto, 2014. Disponível em: Acesso em 23/01/2016.
BERGAN, R. (Org.). 501 filmes que merecem ser vistos. São Paulo: Larousse do Brasil, 2011.
DAVIES, H. A vida dos Beatles: a única biografia autorizada. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1968.
DELEUZE, G. Cinema 1: A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. Cinema 2: A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2009.
______. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
______; GUATTARI, F. O Que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DISTER, A. The Beatles. Porto: Centelha, 1982.
DIX, L. E. G. Os filmes dos “The Beatles” e os movimentos populares da década de 1960. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2010.
FERRAZ, C. B. O. Imagem e geografia: considerações a partir da linguagem cinematográfica. Espaço & Geografi a, v. 15, n. 2, pp. 357-384, 2012.
______. Memória e política cultural: considerações geográficas a partir da fronteira. Cadernos de Estudos Culturais, v. 5, pp. 35-51, 2013.
FERRAZ, S. Deleuze, música, tempo e forças não sonoras. Arte filosofia. Ouro Preto: n. 9, p. 67-76, out. 2010.
GITLIN, T. Mídias sem limite. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2003.
GOULD, J. Can’t buy me love: os Beatles, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999.
HARRISON, G. I, me, mine. San Francisco: Chronicle Books, 2002.
LAZZARATO, M. Signos, máquinas, subjetividades. São Paulo: Edições SESC; São Paulo: N-1 Editora, 2014.
LIMA, L. C. Teoria da cultura de massas. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MUGGIATI, R. A revolução dos Beatles. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.
OLIVEIRA JR., W M. Combates e Experimentações: singularidades do comum. In: FERRAZ, C. B. O.; NUNES, F. G. (Org.). Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações. Dourados: Editora UFGD, 2013, pp. 303-314.
______. O que seriam as geografias de cinema? Revista TXT – leituras transdisciplinares de telas e textos. Belo Horizonte: Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o Texto da UFMG, n.2, s/p, 2005. Disponível em: Acesso em 12/05/2014.
PIMENTA, J. R.; SARMENTO, J; AZEVEDO, A. F. (Org.). Geografias Pós-coloniais – ensaios de geografia cultural. Porto: Editora Figueirinhas, 2007.
______; ______; ______(Org.). Ensaios de Geografia Cultural. Porto: Editora Figueirinhas, 2006.
REDAÇÃO VÍRGULA. Paul McCartney se diz assustado por ter feito parte dos Beatles, 2012. Disponível em . Acesso em: 29 de fev. 2016.
SCHNEIDER, S. J. 1001 filmes para ver antes de morrer. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
VOLTARELI, J. P. Linguagens geográficas: Outros sentidos espaciais em A Hard Day’s Night. Presidente Prudente: CNPq/UNESP, 2016.
WU, S-T. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitetempo, 2006.
DOI: https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7417
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.