Desafios e contribuições da aula de campo em escola pública de altamira-pará

  • Keslen da Costa Braga Universidade Federal do Pará
  • Bruno Santos de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Enoque Gomes de Morais Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente trabalho aborda a aula de campo como proposta metodológica no ensino da Geografia, e seus desafios e contribuição no ensino fundamental, em uma escola municipal de Altamira-PA, com objetivo de discutir sobre a aula de campo, sua importância principalmente no ensino de Geografia, seus desafios e suas contribuições para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, bem como apresentar experiência vivenciada em campo e em sala de aula. Foi realizado levantamento de dados através de aplicação de questionários, suscitando a necessidade, a importância da aula de campo e a aplicabilidade da pratica em campo, com intuito de analisar a relação teoria-pratica. Essa pesquisa ocorreu referida a unidade de ensino com a turma do 6º ano C, composto por aula teórica, aula em campo e discussões em campo. A aula de campo contribuiu para que os alunos tenha uma real aprendizagem por parte da assimilação do conteúdo ministrado em sala, havendo um elo essencial entre a prática e a teoria.

Biografia dos Autores

Keslen da Costa Braga, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura plena em Geografia

Universidade Federal do Pará-UFPA

Bruno Santos de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura plena em Geografia

Universidade Federal do Pará-UFPA

Enoque Gomes de Morais, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura plena em Geografia

Universidade Federal do Pará-UFPA.

Publicado
06/04/2017
Como Citar
BRAGA, Keslen da Costa; DE OLIVEIRA, Bruno Santos; MORAIS, Enoque Gomes de. Desafios e contribuições da aula de campo em escola pública de altamira-pará. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 16 - 34, abr. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/448>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Geografia; Ensino