OS DESAFIOS DA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto

Resumo


O contexto de mundo contemporâneo é caracterizado por muitos atributos, dentre eles, o processo de globalização econômica. Apesar desse processo não ser recente, as mudanças decorridas na segunda metade do século XX têm implicado na aceleração e intensificação das transformações socioespaciais. Assim, as práticas espaciais dos sujeitos tem se tornado cada vez mais complexas, pois  se amplia a dificuldade de compreensão e de atuação. Nesse sentido, reforça-se a importância do ensino de Geografia na interpretação de tais práticas pelo desenvolvimento do raciocínio geográfico junto ao aluno. Contudo, tal desenvolvimento perpassa por desafios. Diante disso, este trabalho objetiva-se analisar alguns desafios para o desenvolvimento do raciocínio na prática educativa do professor de Geografia na educação básica. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa, tanto na produção das informações bibliográficas como nas análises dos resultados. Os resultados mostraram haver muitos desafios para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, dentre eles, destacou-se as influências das imposições de políticas para educação de cunho neoliberal, as condições físicas das escolas, bem como a formação de professores de Geografia.  


Palavras-chave


Cognição; desafios; ensino; geografia; raciocínio.

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDER, Robin. Visiones sobre la educación, caminos de reforma. Santiago: Universidad Gabriela Mistral, 2012.

______. Education, Culture and Cognition: intervening for growth International Association for Cognitive Education and Psychology. In: International Conference, 10th, 2005. Durham. Annals...Durham-UK: University of Durham – IACEP, 2005, 21 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 1998.

______. Ministério da Educação. Brasília. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2017.

______. LDB 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Disponível em http:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em 11 de outubro de 2018.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O trabalho do professor de Geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar. In: ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque et al (Org.). Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na sala de aula. Belo Horizonte: IGC, 2017.

______.Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18 ed. Campinas: Papirus, 2013a.

______. Geografia Escolar e a busca de abordagens teórico/práticas para realizar sua relevância social. In: SILVA, Eunice Isaias da Silva; PIRES, Lucineide Mendes. Desafios da didática de Geografia. Goiânia: Editora da Puc Goiás, 2013b.

______. O Ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

______.A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I seminário nacional: Currículo em movimento–Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte:MG, 2010. p. 1-13.

CUNHA, Maria Isabel da. Lugares de formação: tensões entre a academia e o trabalho docente. In: DALBEM, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2010.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires-ARG: Aique, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba-PR: Base Editorial, 2009.

GAUDIO, Rogata Soares Del et al. Ensino de Geografia e formação de professores: desafios e possibilidades na contemporaneidade. In: ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque et al (Org.). Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na sala de aula. Belo Horizonte-MG: IGC, 2017.

HARVEY, David. .Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. 25. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

KHAOULE, Anna Maria Kovacs; Souza, Vamilton Camilo de.Desafios atuais à formação de professores de Geografia. In: Silva, Eunice da; Pires, Lucineide Mendes (Org.). Desafios da didática de Geografia. Goiânia-GO: editora da Puc Goiás, 2013.

KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de Geografia. In: Castrogiovanni, Antônio Carlos et al. Geografia em Sala de aula: práticas e reflexões. 5.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

_______. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIMA, Marineldo de Brito; SANTOS, Francílio de Amorim dos; SANTOS, Cícero Almeida dos. Proposta metodológica voltada ao ensino médio: aula de campo ao parque nacional de sete cidades. Revista Equador, Teresina-PI, v. 8, n. 1, p. 67-81, 2019.

LACOSTE, Yves. Geografia, isso serve, em primeiro para fazer a guerra. Tradução Maria Cecília França.19.ed. Campinas: Papirus, 2012.

MORIN, E.; CIURANA, R.; MOTTA, R. Educar na era planetária: O pensamento como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

MORAES, Loçandra Borges de. Raciocínio geográfico, cartografia temática e ensino de cidade. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 99, p. 312-331, 2018.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 2.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

PONTUSCHKA, Níbia Nacib. Políticas públicas do ensino e da formação dos professores: construção de conhecimentos. In: ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa ( Org.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Mídia, 2013.

PIRES, Lucineide Mendes. Da formação inicial ao exercício da profissão docente: entre desafios, perspectivas e práticas no cotidiano do professor de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 2, n. 4, p. 15-39, 2013.

______. Revisando os conceitos geográficos e sua abordagem no ensino. In: SILVA, Eunice Isaias da Silva; PIRES, Lucineide Mendes. Desafios da didática de Geografia. Goiânia: Editora da Puc Goiás, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes Pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque; VALADÃO, Roberto Célio. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno.Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y CienciasSociales, Barcelona-Espanha, v.18, n.496 (03), pp 1-14, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas-SP, v. 18, n. 2, p. 291-304, 2018.

SILVA, Alexsander Batista. A Geografia do espaço escolar: jovem-aluno, práticas espaciais e aprendizagem geográfica. 2016. Tese ( Doutorado em Geografia), Instituto Socioambiental-IESA, Universidade Federal de Goiânia, Goiânia, 2016.

SILVA, Patrícia Assis; ROQUE ASCENÇÃO, Valéria; VALADÃO, Roberto Célio. Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial(SPATIAL THINKING). In: Colóquio da Rede Internacional Latino-americana de Pesquisadores da Didática em Geografia, 5, 2018, Pirenópolis-GO. Anais ... Goiânia: LEPEG, 2018.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino:fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, 2014.

______. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, Estados Unidos, n. 2, p. 4-14, 1986.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 25.ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.

______.Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-científico-informacional. 5.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem.Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas?. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 28, n. 101, 2007.




DOI: https://doi.org/10.38187/regeo



INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.