ANTES, DE LÁ PRA CÁ. AGORA, DAQUI PRA LÁ: FLUXOS MIGRATÓRIOS DO BRASIL PARA PORTUGAL A PARTIR DE 1980
Palavras-chave:
Território, Estado,
População, Migrações, Brasil e Portugal.
Resumo
No fim do século XX, a emigração tornou-se um fenômeno importante nas dinâmicas da população do Brasil. O fluxo de brasileiros para Portugal surgiu nesse momento como algo novo e deu conteúdos originais a uma antiga relação. A inversão do fluxo tradicional constitui um novo padrão, com sentido contrário ao que se estabeleceu desde o período colonial até meados do século. Quando Portugal e Brasil pareciam afastar-se, os migrantes brasileiros “descobriram” Portugal como país capaz de oferecer melhores perspectivas de futuro. Analisar estas transformações buscando compreender as suas conseqüências tanto para o país de origem como para o país receptor é o desafio aqui proposto.Downloads
Publicado
2013-08-30
Como Citar
Santos, A. (2013). ANTES, DE LÁ PRA CÁ. AGORA, DAQUI PRA LÁ: FLUXOS MIGRATÓRIOS DO BRASIL PARA PORTUGAL A PARTIR DE 1980. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (34), 195-210. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74944
Seção
PARTE IV - Território brasileiro e globalização: fluidez potencial, fluidez efetiva
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.