A importância do município do Rio de Janeiro na territorialidade da indústria audiovisual brasileira
Resumo
Neste trabalho analisaremos como se encontra a indústria do
audiovisual em sua hodierna disposição e configuração no território do
Município do Rio de Janeiro. A sua concentração e centralidade no espaço
carioca se apresenta geograficamente contraditória, pois não se
estabeleceu no centro de poder econômico e publicitário, a cidade de São
Paulo, ou político, como é o caso de Brasília. Mostraremos o papel
original da centralidade ocupada pela cidade do Rio de Janeiro,
constatado em análise qualitativa, como a maior produtora de
audiovisuais de ficção cinematográfica e televisiva. Investigaremos as
condicionantes de poder que resultaram na sua atual distribuição que
favoreceu o Rio de Janeiro e proporcionou ser uma de suas maiores
vocações econômicas. O poder econômico e sua concentração balizaram os
estudos das políticas do audiovisual implementados em território
carioca.
Palavras-chave
Indústrias do Audiovisual; Economia do Audiovisual; Geografia do Audiovisual; Televisão; Cinema; Município do Rio de Janeiro