EVOLUÇÃO URBANA E TRANSFORMAÇÕES NA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA / URBAN EVOLUTION AND TRANSFORMATIONS IN THE SURFACE TEMPERATURE OF THE MUNICIPALITY OF IMPERATRIZ – MA
Resumo
O geoprocessamento tem sido proposto como forma de atender as necessidades referentes ao monitoramento, caracterização, planejamento e tomada de decisão relativas ao espaço geográfico, abrindo perspectivas diferenciadas aos profissionais que atuam com o meio ambiente. Nesse sentindo, a dinâmica acerca da temperatura da superfície é uma medida de análise da qualidade ambiental de um determinado local, e correlacionando os dados com o uso e a ocupação da terra é possível verificar quais as áreas que apresentam as maiores interferências na formação das manchas de calor. Nesse contexto, o município de Imperatriz apresenta-se como uma cidade de médio porte, possuindo a segunda população do Estado do Maranhão e constituindo-se como uma das cidades mais importantes do Maranhão em termos econômicos. Imperatriz se caracteriza como um município urbano. Justifica-se, desse modo, entender que com a referida análise, poderão ser identificados os locais em que há a formação de manchas de calor no município. Utilizamos a técnicas de sensoriamento remoto, por meio das imagens das bandas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 (banda termal) do Landsat 5 e banda 10 Landsat 8, para classificação da cobertura do solo e mapeamento do campo térmico do município, para analisar evolução urbana e transformações na temperatura de superfície do município.
Texto completo:
PDFReferências
BATISTA, L. V. Introdução à Teoria da Informação. 2005. 1. ed. São Paulo:
Edgard Blücher, 2000
BARBOSA, R. V. R.; VECCHIA, F. A. S. Estudos de ilha de calor urbana por meio
de imagens do Landsat7 ETM+: Estudo de caso em São Carlos (SP) Revista
Minerva, v. 6, n. 3, p. 273-278, 2009.
COELHO, A. L. N.; CORREA, W. de S. C. Temperatura de superfície Celsius do
sensor TIRS/Landsat-8: metodologia e aplicações. Rev. Geogr. Acadêmica v.7,
n.1 (xii.2013), ISSN 1678-7226.
CORRÊA, P. B.; CORRÊA, J. A. de J.; ANDRADE, S. C. de P. Análise da
temperatura de superfície da área urbana de Santarém através de imagens
termais do Landsat 5. REVISTA GEONORTE, Edição Especial, V.2, N.4, p.714
, 2012.
FOLHES, M. T. Modelagem da evapotranspiração para a gestão hídrica de perímetros irrigados com base em sensores remotos. (Tese Doutorado em do Curso de Pos-Graduacao em Sensoriamento Remoto) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Sao
Jose dos Campos,2007.
GARTLAND, L. Ilhas de Calor: como mitigar zonas de calor em áreas urbanas. Tradução de: Silvia Helena Gonçalves. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
KNOB, A. H. Aplicação do processamento de imagens digitais para análise da anisotropia da massa de grãos. Dissertação de mestrado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. 71p. 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010:
Aglomerados subnormais informações territoriais. Disponível
em:. Acesso em 24 jan. 2019.
LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico.
Ed.Atlas, São Paulo, 2006.
LOMBARDO, M. A. Ilhas de Calor nas Metrópoles: o exemplo de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1985.
MARQUES FILHO, O.; Vieira neto, H. Processamento Digital de Imagens. Rio de Janeiro: Brasport. 331p. 1999.
MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas
e climas no Brasil. 1 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.
MONTEIRO, C. A. F. Teoria e Clima Urbano. São Paulo: IG/USP, 1976.
PEREIRA, Francisco Sirdenyo Rodrigues. Mercado imobiliário em médias cidades: um estudo da formação, crescimento e influência do mercado de imóveis em Imperatriz-MA. Belém, 2013. (Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia – UNAMA). Disponível em: www6.unama.br/ppad/download/dissertacoes/dissert_2013/Dissert_Mestrado_Francisco_Sirdenyo.pdf. Acesso em: 03/07/2019.
QUEIROZ, J. E. R.; Gomes, H. M. Introdução ao processamento digital de imagens. Revista RITA. UFRGS, Porto Alegre – RS, Volume VIII, Número 1, p. 1-31, 2001.
SANTOS, S.M. Conceitos básicos de Sistemas de Informação Geográfica e Cartografia aplicados à saúde Brasília: OPAS, 2000.
SOARES, A. F. Sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicados na caracterização dos solos e da cobertura vegetal na bacia hidrográfica do Rio Candiru-açu (PA). Piracicaba: ESALQ-USP, 1994.138p.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia
Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref - BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - Livre - Europub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org