TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOCENTE: SONHO, DESAFIOS E ESPERANÇA

Vanda Moreira Machado Lima, Cássia Carolina Piva, Izabela Cruz Faccioli

Resumo


Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a trajetória profissional de uma mulher, profissional da educação que iniciou sua carreira docente como professora em uma escola rural e, atualmente, é diretora efetiva em uma escola de assentamento. Recorremos a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Na análise da entrevista evidenciamos seu perfil profissional, suas vivências na escola do campo e a articulação entre ser mulher e ser professora. Constatamos que temos muitos desafios a serem superados para alcançarmos uma escola pública de qualidade, que compreenda suas especificidades, como a educação do campo e valorize seus profissionais, enfatizando nesse artigo a mulher. Faz-se necessário ter sonhos, buscar a utopia, conhecer e compreender os desafios atuais, mas principalmente ter esperança e lutar por uma educação de qualidade e uma sociedade justa e democrática.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.33026/peg.v20i1.6379

A Pegada está indexada em:

LATINDEX - http://www.latindex.unam.mx/

Sumarios.org - http://sumarios.org/

Scientific Indexing Services (SIS) - http://sindexs.org/

GEODADOS - http://geodados.pg.utfpr.edu.br/

Capes Periódicos - http://www.periodicos.capes.gov.br/

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB) - https://www.redib.org/

Directory of Open Acess Journals (DOAJ) - http://doaj.org/

EBSCO - https://www.ebsco.com/

ISSN: 1676-3025