EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA

Silvia Fernanda Cantóia, Antonio Cezar Leal

Resumo


O referente trabalho surge de uma pesquisa de mestrado na qual se objetivou avaliar os resultados do projeto de políticas públicas “Educação Ambiental e gerenciamento integrado dos resíduos sólidos em Presidente Prudente-SP: desenvolvimento de metodologias para coleta seletiva, beneficiamento do lixo e organização do trabalho”, que teve início em 2001 e término em 2005, realizado em parceria pela FCT/Unesp, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, Companhia Prudentina de Desenvolvimento e outras instituições públicas e privadas, com apoio da FAPESP. Constatou-se que a prática em Educação Ambiental em projetos de coleta seletiva que contou com o apoio de toda comunidade até a formação de uma cooperativa de ex-trabalhadores do lixão de Presidente Prudente foi essencial para todas as fases de implantação do projeto. O ato de repensar o modo de vida e a forma de consumo são indícios que trás a tona argumentos colocados em discussão a partir de necessidades decorrentes do mau uso dos recursos naturais. Conclui-se que, a educação aliada a práticas que mobilizem a população tornam trabalhos como os de coleta seletiva que conta com o trabalho de ex-catadores de lixão é de grande importância. A Educação Ambiental se faz presente em todas as fases, ou seja, conscientização, organização e mobilização para que toda a comunidade envolvida participe de forma ativa e dinâmica.

Palavras-chave


educação ambiental; coleta seletiva; resíduos; mobilização; cooperativa

Texto completo:

PDF



Caderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774

 

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente/SP

Rua Roberto Simonsen, 305, Centro Educacional, CEP: 19.060-900, Presidente Prudente, São Paulo.


 

Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.