EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA
Resumo
O referente trabalho surge de uma pesquisa de mestrado na qual se
objetivou avaliar os resultados do projeto de políticas públicas
“Educação Ambiental e gerenciamento integrado dos resíduos sólidos em
Presidente Prudente-SP: desenvolvimento de metodologias para coleta
seletiva, beneficiamento do lixo e organização do trabalho”, que teve
início em 2001 e término em 2005, realizado em parceria pela FCT/Unesp,
Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, Companhia Prudentina de
Desenvolvimento e outras instituições públicas e privadas, com apoio da
FAPESP. Constatou-se que a prática em Educação Ambiental em projetos de
coleta seletiva que contou com o apoio de toda comunidade até a formação
de uma cooperativa de ex-trabalhadores do lixão de Presidente Prudente
foi essencial para todas as fases de implantação do projeto. O ato de
repensar o modo de vida e a forma de consumo são indícios que trás a
tona argumentos colocados em discussão a partir de necessidades
decorrentes do mau uso dos recursos naturais. Conclui-se que, a educação
aliada a práticas que mobilizem a população tornam trabalhos como os de
coleta seletiva que conta com o trabalho de ex-catadores de lixão é de
grande importância. A Educação Ambiental se faz presente em todas as
fases, ou seja, conscientização, organização e mobilização para que toda
a comunidade envolvida participe de forma ativa e dinâmica.
Palavras-chave
educação ambiental; coleta seletiva; resíduos; mobilização; cooperativa
Texto completo:
PDFCaderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774
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